quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Psicologia da Aprendizagem: Vamos dialogar um pouco sobre essa vertente tão atual da educação

Boa Noite Seguidores!

Estou de volta e hoje vou falar de um tema bem recorrente na Pedagogia, que é a influência da Psicologia na Educação e na Aprendizagem. Como estou me pós graduando em Psicopedagogia, sempre é recorrente voltar a estudar esses teóricos e psicólogos que tanto contribuiram para a educação e o ensino.

Segundo a revista Brasil Escola, a aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social.

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Como já foi dito, as operações cognitivas (aquelas envolvidas no processo de conhecer) são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.

Um desses teóricos que contribuíram muito para a Psicologia da Aprendizagem foi o Jean Piaget que ajudou muito a subsidiar as práticas educativas no Ensino Fundamental e muitas escolas aqui do Brasil utilizam sua teoria aplicada aos planos de aula.

Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. 

Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.

A essência do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui.

Bom pessoal, depois falo mais sobre essas teorias, espero que tenham gostado e uma ótima semana para todos!


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Professor também precisa cumprir metas e saber organizar o Tempo!

Olá Queridos Seguidores!
Há quanto tempo?!
Estou de volta agora com temas muito legais e interessantes, bem viáveis a nossa realidade.

Hoje vamos falar de um tema interessante que é Organizar o Tempo. Muitas vezes nos deparamos com muitas atividades a cumprir durante o dia e geralmente atribuímos ao fato de a nossa profissão ser desgastante.

Mas na realidade organizar o tempo e estabelecer metas é super importante para nos organizarmos e deixar nossa rotina mais fácil.

Vendo a realidade percebemos que a maioria das pessoas está vivendo um dia após o outro, sem saber para onde estão indo. Algumas delas talvez até cheguem a lugares tremendos, mas, por não saberem que isso fazia parte das suas metas, não curtem nem vibram por suas conquistas.

De acordo com alguns sites de administração, eles dizem que a falta de tempo também gera um efeito bola de neve e passamos a acumular todas as tarefas que não conseguimos dar conta para o dia seguinte, depois para o outro, para outro e assim por diante. Além de não conseguirmos nos concentrar no que é necessário, ainda temos queda na qualidade de vida e aumento do nível de estresse.

A realidade de um professor é bem corrida em sua sala de aula, primeiro porque tem que cumprir com as atividade propostas e planejadas ao longo da semana.

A preocupação maior as vezes é com o rendimento do aluno e com isso esquecemos de nós como pessoas  nos desorganizamos por completo virando robôs.

Uma dica:
Planeje suas atividades do dia. Trace uma panorama de seus afazeres e determine o tempo que deve gastar em cada tarefa. Inclua, sempre, as pendências para que elas sejam realizadas no dia seguinte. Depois, determine a prioridade dos itens (classifique pela dificuldade ou importância), assim, você evita perder tempo demais com coisas desnecessárias;

O planejamento é um item super importante para um professor, pois quando ele organiza suas tarefas ao lungo do dia, fica perceptível uma tranquilidade pra desenvolver as tarefas ao longo do dia escolar com a sua classe.

Pois o professor sabe que sem planejamento não consegue cumprir com as atividades previstas não só diariamente como ao longo do ano escolar.

Em primeiro lugar, o planejamento serve para questionar e precisar o que será ensinado e por quais motivos. Assim, ele esboça as intenções da instituição de ensino, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano.

Essa atividade é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que garante que todos os profissionais que trabalham em uma escola tenham um tempo reservado para planejar a rotina.

Então pessoal fiquem acompanhando os posts porque estamos de volta e sempre que possível vamos discutir temas interessantes para a área de educação, tecnologia e comunicação.