sábado, 28 de setembro de 2013

Falando sobre Bullying...



Conversando  sobre o real sentido do Bullyng

Muito tem se falado sobre bullying nos meios de comunicação, principalmente na televisão e na internet, mas não pensamos o que tem causado tantos casos de bullying nas instituições de ensino. Pra começar a palavra bullying significa “comportamento agressivo” e aí entendemos porque o fenômeno está tão ligado e associado a vários tipos de violência principalmente a física e a verbal.
Vivemos em uma sociedade em que a violência nos seus diversos tipos é valorizada e encorajada desde as novelas, até os noticiários, pois muitas vezes os bandidos saem impunes e não cumprem nenhum tipo de pena.
Somos a cada dia bombardeados por diversos tipos de preconceitos que precisamos enfrentar são eles: o de etnia, de altura, de peso, de cor de cabelos, enfim tudo é motivo de discriminação.
Diante desse contexto, o bullying vem cada vez mais ganhando espaço, e no âmbito escolar ela começa com uma “brincadeirinha” até chegar ao nível de agressão maior, um murro ou um espancamento.
As crianças e adolescentes hoje em dia estão cada vez mais influenciados pelas mídias como: videogames, redes sociais, músicas e televisão com isso fica perceptível que os programas de TV, páginas na internet vem influenciando no comportamento dessa galera. Porque a partir do momento que a escola se torna a única opção de educação para esta turma, devido ao sistema capitalista onde exige que os pais passem mais tempo no trabalho do que vivenciando momentos de interação e conhecimentos com os filhos, a educação de valores que antes era passada pelos para os filhos fica em defasagem pois a escola sozinha não educa.
O bullyng que acontece nas escolas vem desencadeando a partir desse contexto e sabe-se que o bullyng não é apenas a constância de um ato agressivo mas sim um fenômeno amplo e complexo que ocorre em várias faixas etárias e em instituições de ensino público e particulares.
Segundo Maldonado (2011), em inúmeros casos o sofrimento causado pelo bullyng se prolonga por muitos anos após os ataques, atingindo a auto estima, formando a raiz de sintomas  e influenciando decisões nem sempre saudáveis.
Diante da proporção que o bullying tomou no país, tem se criado grupos antibullyng onde a solução é desenvolver novos recursos de ação para todos os envolvidos no processo: vitímas, agressores e expectadores.
Por isso é importante ficarmos ligados e denunciar situações de bullyng, só que essa não é a solução para combater o bullying, a atitude a certa a se fazer é a conscientização de pais e mestres em ensinar uma educação com base em valores e princípios morais, acredito que assim vamos eliminar o bullying do contexto escolar.

Por: Caroline Pereira das Neves

domingo, 22 de setembro de 2013

A EAD não acontece só a partir da plataforma Moodle, existem outros ambientes para ensinar e aprender online



7plataformas gratuitas para ensinar e aprender online

 
Cada vez mais escolas e universidades estão a recorrer a plataformas online  para ensinar e cativar os seus alunos de forma interativa. Não se pense no entanto que o recursos a essas plataformas exigem custos elevados. Antes pelo contrário. Sugerimos aqui oito plataformas gratuitas que dão outra dimensão ao processo de ensino aprendizagem.

1 – Moodle
Apesar de já haver muita gente que considere que o Moodle já deu o que tinha a dar, esta plataforma continua a ser interessante e uma das preferidas das instituições de ensino. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. O programa é disponibilizado livremente e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e utilizadores de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.
Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treino de professores e até desenvolvimento de projetos.

2 – ATutor

ATutor é um (LCMS) Learning Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem Baseado em Web, Open Source planeado com acessibilidade e adaptabilidade em mente. Os administradores podem instalar ou atualizar o ATutor em minutos. Os Educadores podem rapidamente montar, empacotar, redistribuir os conteúdos instalados e conduzir os seus cursos online. Os estudantes estudam num ambiente de aprendizagem adaptativo.
A plataforma ATutor adotou as especificações de empacotamento de conteúdo IMS/SCORM, permitindo que professores, instrutores e tutores criem conteúdo reutilizável, o qual pode ser compartilhado entre diferentes LCMS. O conteúdo criado noutros sistemas compatíveis com o padrão SCORM pode ser importado para o ATutor e vice-versa, o que se torna uma vantagem muito grande, nomeadamente pelas possibilidades de partilha entre diferentes sistemas.

3 – Claroline

Claroline é uma ferramenta de Ensino a Distância (EaD) e de trabalho colaborativo (Licence GNU|GPL). (Ferramenta de Ensino a Distância (EaD) Open source) que permite às instituições criar e administrar informações online
A ferramenta pode ser descarregada gratuitamente pela internet. É utilizada em 84 países e traduzida em mais de trinta idiomas.
4 – Udemy

Udemy.com é também uma ferramenta de ensino à distância, mais recente, que nos permite criar cursos na web com a possibilidade de adicionar apresentações, vídeos e blogs. Os utilizadores podem inscrever-se recebendo o material correspondente, permitindo participar de forma ativa e, inclusive, divulgar o conteúdo nas redes sociais.
Uma das funções mais interessantes que a plataforma nos oferece é a possibilidade de emitir vídeo ao vivo, mostrando aos alunos e professor em tempo real dentro de um painel de comunicação muito intuitivo.
5 – RCampus

RCampus é um Sistema de Gestão da Educação abrangente online e gratuito que aposta num ambiente de aprendizagem colaborativa.
No RCampus, é possível fazer todos os trabalhos relacionados com a escola, nomeadamente a construção de sites pessoais e de grupo e a implementação de cursos, ePortfolios, comunidades académicas, etc. O RCampus fornece todas as ferramentas que se esperam num ambiente online, nomeadamente a publicação de trabalhos, fóruns de discussão, vídeos, imagens, links, recolha as tarefas e avaliação.

6 – P2PU – Peer 2 Peer Universidade

Peer 2 Peer Universidade (P2PU) é uma comunidade online de pessoas que compartilham os seus conhecimentos através de cursos de nível-universitário. Especialistas oferecem o seu tempo e recursos para criar e disponibilizar os cursos nas suas áreas de especialização. Os cursos e os seus materiais associados são livres. No entanto, as matrículas em cada curso são limitadas a fim de proporcionar um ambiente facilitador que permita uma interacção significativa.
Alguns dos cursos agora disponibilizados:
  • Espanhol 123
  • Conflict Resolution
  • Local Open Govt. Innovation
  • Introducción a la Innovación
  • Creative Commons 4 Educators
  • Learn Python the Hard Way
  • Algorit.y Estructuras de datos
  • Español para extranjeros
  • Online Maps with OpenLayers
  • Mathematics Curriculum Development
  • Alt Text & Universal Design
7 – Learnopia

Learnopia é um serviço gratuito que oferece hospedagem para os cursos on-line. É também um lugar onde podemos encontrar e fazer cursos online.
A exemplo da plataforma anterior, há cursos gratuitos e outros pagos. A diferença é que se um formador disponibiliza o seu curso gratuitametne, o alojamento também é gratuito. Nos outros casos, o site cobra uma comissão de 25% por cada venda de curso.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Novas regras ortográficas...


Pessoal,

Novas regras ortográficas, lembrando que temos nos adequar as novas regras pois em 2014 a gramática vai ser alterada pra estas novas regrinhas...

http://www.ggbs.gr.unicamp.br/pdf/Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf

Vale a pena conferir, pois todos os profissionais precisam estar atentos a estas regras!

  

Vamos falar um pouco sobre Games?


Olá Pessoal,

Atualmente tem se questionado bastante sobre o papel dos games influenciando as atitudes das crianças, adolescentes e jovens, mas jogar traz um grande benefício para a mente e para o corpo também.
Ao jogar e ao brincar o individuo envolve o corpo e a mente devido a manipulação de objetos, desenvolve a criatividade, ao praticar determinados atos durante o jogo começa a compreender a noção de moral percebendo o certo e errado, além de exercitar os futuros papéis que pretendem alcançar e contribuir na sociedade. Acerca dessas circunstâncias vale a pena conferir mais sobre este assunto que tem alcançado tanta relevância nas mídias...Breve vou postar um texto meu sobre a minha opinião sobre este assunto.

Por enquanto indico conferir este texto muito legal!!





domingo, 8 de setembro de 2013

Texto muito bom!

Pessoal,

Vi este texto nas redes sociais e resolvi divulgá-lo , achei muito legal a idéia de ...QUANDO A ESCOLA DEIXAR DE SER UMA FÁBRICA DE ALUNOS...

http://www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265 

Vale a pena ler e refletir sobre  qual é o papel da escola que realmente precisamos? 

sábado, 7 de setembro de 2013

Palestra On-Line sobe tema da Cibercultura bastante atual e interessante

Olá Pessoal,

Estou divulgando esta palestra On-Line super interessante sobre : Realidade Aumentada aplicada ao Design para EaD,  a realidade aumentada é um tema bastante atual no contexto da cibercultura e no contexto da EAD, ainda é uma novidade.
A Realidade Aumentada (RA) pode ser aplicada a todos os sentidos humanos, ao criar a possibilidade de combinar os modelos de representações virtuais ao ambiente real. Com o avanço tecnológico, a RA tem possibilidade concreta de vir a ser a próxima geração de interface popular, fazendo com que o usuário não perceba a diferença entre o mundo real e o virtual, promovendo a sensação de ambiente único. A RA tem inúmeras aplicações e tem sido bastante utilizada no marketing e propaganda, assim como em simulações para treinamentos e capacitações. Nesta palestra, aborda-se especialmente a aplicação da RA ao e-Learning.

Para se inscrever e saber mais sobre a palestra acesse:

http://www.ibdin.com.br/index.php/component/cursos/?task=viewTurma&view=turma&id=584

Vale a pena conferir!