Pensando numa imersão tecnológica a partir da
escola...
A sociedade contemporânea vem vivenciando uma
época, onde a acessibilidade ao conhecimento e às informações pelas mídias
sociais e os diversos recursos multimidiáticos tem introduzido novas formas de
comunicação e informação, principalmente no ambiente escolar. Sendo a educação,
um espaço propício à experimentação de novas propostas e possibilidades
pedagógicas, ela exerce um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e
das sociedades.
O advento das redes, das tecnologias contemporâneas
e as relações que estas proporcionam, impulsionaram e continuam impulsionando o
processo de globalização, e de acordo com Ianni (2009), a globalização foi
alavancada pelas novas tecnologias à medida que a segunda permite que a
primeira se expanda a velocidades surpreendentes e que, ao tecer a economia e a
política, a empresa e o mercado, as tecnologias delimitam também os espaços e
os tempos, as nações e o continente.
A emergência da mediação das tecnologias e das
mídias contemporâneas no currículo e no contexto pedagógico exige dos
profissionais competências necessárias para ressignificar e modificar as
dinâmicas das aulas, permitindo-se assim reavaliar suas posturas e mudar o
posicionamento no que se refere à resistência da utilização deste aparato
lançando mão da tecnologia inclusive para estreitar essa diversidade de
conhecimento
pluricultural.
Na perspectiva de que a educação pode acontecer nas
redes e virtualmente é que se faz necessário pensar nas potencialidades que a
informática pode trazer para contribuir com a educação.
A instituição escola é um espaço multicultural e, enquanto tal existe uma heterogeneidade de pensamentos e habilidades. Por isso, perceber a presença das tecnologias de informação e comunicação e as contribuições que as potencialidades da informática/tecnologias de informação e comunicação no contexto das escolas é importantíssimo para verificar qual a verdadeira intervenção e contribuição que o ensino mediado pelas tecnologias de informação e comunicação poderá levar para a sociedade.
A instituição escola é um espaço multicultural e, enquanto tal existe uma heterogeneidade de pensamentos e habilidades. Por isso, perceber a presença das tecnologias de informação e comunicação e as contribuições que as potencialidades da informática/tecnologias de informação e comunicação no contexto das escolas é importantíssimo para verificar qual a verdadeira intervenção e contribuição que o ensino mediado pelas tecnologias de informação e comunicação poderá levar para a sociedade.
Por: Caroline Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário