segunda-feira, 19 de maio de 2014

E o tema da semana é: Avaliação Heuristíca



Falando um pouco sobre a Avaliação Heurístíca...Um método bastante útil para avaliar sites a nível de Usabilidade e Acessibilidade


Atualmente, com o avanço da internet nos últimos anos, percebe-se uma quantidade infinita de sites na rede, porém muitos desses sites não passaram por um critério rigoroso de avaliação, já que muitos possuem conteúdos massantes, desatualizados, interfaces poluídas e carregadas de informação. A acessibilidade e usabilidade propõe que os sites sejam claros, facilite a navegação para o usuário, possuam poucos erros ou quase nenhum, enfim dentre outras características.

Um método que proporciona a detecção desses erros explícitos muitos sites apresentam e a possibilidade de corrigi-los é a Avaliação Heurística.

A Avaliação Heurística é um método de inspeção utilizado por arquitetos de informação e designer de interação para realizar testes de usabilidade em interfaces de modo rápido, barato e fácil.

Segundo Jakob Nielsen, um cientista dinamarquês de computação, “o objetivo da avaliação heurística é encontrar os problemas de utilização na concepção de modo que eles podem ser atendidos como parte de um processo iterativo de design.” (Nielsen, 2005).

A analise heurística é a análise da interação homem computador (HCI). Exatamente por ser o elo entre o Homem e o Computador, as interfaces, pautadas nas heurísticas, definem o eixo que deve ser considerado como primordial para o desenvolvimento de websites e, em seu bojo, é necessário considerar os elementos relacionados à sua adequada estruturação: Arquitetura da Informação, Arquitetura de Design, Navegabilidade, Conteúdo e Interatividade, que relacionados entre si, definem a usabilidade de um websites.

As dez heurísticas são as seguintes: Visibilidade do status do sistema; compatibilidade entre sistema e mundo real; controle e liberdade para o usuário; consistência e padrões; prevenção de erro; reconhecimento em lugar de lembrança; flexibilidade e eficiência de uso; projeto minimalista e estético; auxiliar os usuários a reconhecer; diagnosticar e recuperar erros e ajuda e documentação.

Essas heurísticas ajudam a prevenir possíveis erros, o design na interface, ou se o site já está pronto, possibilita que seja realizada uma avaliação para corrigir os erros encontrados e para acrescentar algum item que esteja faltando ou fora dos padrões sugeridos pelo cientista Nielsen.

Acredita-se que pode ser feita uma boa avaliação heurística em alguns sites, devido a interface possuir bastante pontos positivos de acordo com  os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin (1993), apresentando informações claras, interatividade, sistema de busca e links que podem ajudar o usuário a encontrar o que procura, a interface também diminui os passos para que o usuário realize uma tarefa no site, dentre outras ações.

Diante destas características iniciais, sugere-se realizar os testes de usabilidade de acordo com as heurísticas de Nielsen e são selecionados de 3 a 5 avaliadores para realizar as tarefas.  As avaliações foram feitas pelos integrantes da equipe que avaliaram o site, observando os critérios de avaliação que são os seguintes:

0 – Não é considerado, totalmente, um problema de usabilidade

1 – Problema apenas estético: não necessita ser consertado a menos que tenha tempo extra disponível no projeto.

2 – Problema menor de usabilidade: o conserto deste problema deverá ser baixa prioridade.

3 – Problema maior de usabilidade: é importante conserta-lo, para isso deverá ser dado alta prioridade.

4 – Catástrofe de usabilidade: é obrigatório conserta-lo, antes do produto ser divulgado.

Com isso, percebe-se que é importante fazer um trabalho como esse, pois o profissional da área de informática e multimídias deve sempre buscar qualidade ao realizar trabalhos que envolvam produção ou avaliação de interfaces e que conhecer as ferramentas ou métodos que possibilitem desde qualidades básicas como funcionalidade, confiabilidade e segurança de uso, flexibilidade, adaptabilidade e facilidade de entendimento proporcionam realizar bons trabalhos futuros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário