Vamos refletir um pouco?
Pensando um pouco sobre o uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação no ambiente escolar...
Atualmente vem se falando muito em utilizar as tecnologias de
informação e comunicação nas instituições escolares, muitas escolas
particulares já prepararam com seu “arsenal” de mídias digitais como as lousas
digitais, computadores super potentes entre outros, mas e a educação da rede
pública como fica? E os professores
realmente estão preparados para utilizar as TIC’s em sala de aula ou é só mais
um artefato bonito na sala?
Dadas as dimensões da
globalização que vem ocorrendo no Brasil, consequentemente nos seus estados e
municípios, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios
longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser
ministrados através das mídias digitais, mas ainda fica a questão o sistema
educacional brasileiro está preparado para entrar de vez no mundo tecnológico?
Sabe-se que o uso das tecnologias no ambiente educacional
possibilita aos professores novas metodologias de ensino, novas possibilidades
de interação com os alunos, além de propiciar aos alunos a aprendizagem, o
conhecimento sobre as funcionalidades das mesmas.
Percebe-se ainda que as escolas não exploram todo o potencial que
as novas tecnologias que se fazem
presentes no contexto escolar oferecem,no entanto surge a importância da
melhoria dos cursos de formação continuada para os professores e também para os
os alunos, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas
faça parte do coletivo.
Voltando para a questão da escola pública, o ensino mediado pelas
mídias pode ajudar a melhorar a questão do ensino na escola, mas não podemos
confundir isso com substituir os conteúdos estabelecidos pelos parâmetros curriculares
e o processo ensino-aprendizagem, com um computador ensinando, pois as vezes é
o que observamos em algumas escolas, passar um filme falando de um determinado
assunto e com isso não é preciso mais dar aula.
De acordo com Levy (1995), a informática é um campo de novas
tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e, parcialmente, indeterminado.
Nesse contexto, a questão do uso desses recursos, particularmente na educação,
ocupa posição central e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais
provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando
proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.
Por: Caroline Pereira das Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário