sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Refletindo sobre o uso da TIC's no Ambiente Escolar


Vamos refletir um pouco?

Pensando um pouco sobre o  uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar...

Atualmente vem se falando muito em utilizar as tecnologias de informação e comunicação nas instituições escolares, muitas escolas particulares já prepararam com seu “arsenal” de mídias digitais como as lousas digitais, computadores super potentes entre outros, mas e a educação da rede pública como fica?  E os professores realmente estão preparados para utilizar as TIC’s em sala de aula ou é só mais um artefato bonito na sala?
 Dadas as dimensões da globalização que vem ocorrendo no Brasil, consequentemente nos seus estados e municípios, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados através das mídias digitais, mas ainda fica a questão o sistema educacional brasileiro está preparado para entrar de vez no mundo tecnológico?
Sabe-se que o uso das tecnologias no ambiente educacional possibilita aos professores novas metodologias de ensino, novas possibilidades de interação com os alunos, além de propiciar aos alunos a aprendizagem, o conhecimento sobre as funcionalidades das mesmas.
Percebe-se ainda que as escolas não exploram todo o potencial que as  novas tecnologias que se fazem presentes no contexto escolar oferecem,no entanto surge a importância da melhoria dos cursos de formação continuada para os professores e também para os os alunos, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo.
Voltando para a questão da escola pública, o ensino mediado pelas mídias pode ajudar a melhorar a questão do ensino na escola, mas não podemos confundir isso com substituir os conteúdos estabelecidos pelos parâmetros curriculares e o processo ensino-aprendizagem, com um computador ensinando, pois as vezes é o que observamos em algumas escolas, passar um filme falando de um determinado assunto e com isso não é preciso mais dar aula. 
De acordo com Levy (1995), a informática é um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e, parcialmente, indeterminado. Nesse contexto, a questão do uso desses recursos, particularmente na educação, ocupa posição central e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.

Por: Caroline Pereira das Neves

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