segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mais um texto sobre as contribuições da tecnologia para a educação



AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A DINÂMICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR


Dadas as dimensões da globalização que vem ocorrendo no Brasil, consequentemente nos seus estados e municípios, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados a distância.

O uso das tecnologias no ambiente educacional possibilita aos professores novas metodologias de ensino, novas possibilidades de interação com os alunos, além de propiciar aos alunos a aprendizagem, o conhecimento sobre as funcionalidades das mesmas.
 As novas formas de ensino e aprendizagem estão abrindo um novo paradigma na educação brasileira, estão realizando através dessas novas tecnologias uma gama de artifícios, de novos pensamentos e novos meios de interação que envolve aluno x aluno, aluno x professor. De acordo com Olson (1976, p.18),

A invenção de aparelhos, instrumentos e tecnologias da cultura que incluem formas simbólicas inventadas, tais como a linguagem oral, os sistemas de escrita, sistemas numéricos, recursos icônicos e as produções musicais permitem e exigem novas formas de experiências que requerem novos tipos de habilidades ou competências.


 Percebe-se ainda que as escolas não exploram todo o potencial que as  novas tecnologias que se fazem presentes no contexto escolar oferecem, no entanto surge a importância de se investigar  como o uso das tecnologias não só para o professor mas também para os os alunos, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo.
Dialogando com as ideias de Levy (1995), acreditamos que a informática é um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e, parcialmente, indeterminado. Nesse contexto, a questão do uso desses recursos, particularmente na educação, ocupa posição central e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.
O sucesso pedagógico com os atuais  recursos multimidiáticos dependerá bastante das propostas educativas que os professores e toda
 comunidade escolar irão desenvolver, do que a mera introdução na escola de


[...] vídeo, televisão, computador ou mesmo todos os recursos
 multimidiáticos para se fazer uma nova educação. É necessário repensá-la
 em outros termos porque é evidente que a educação numa sociedade dos
 mass media, da comunicação generalizada, não pode prescindir da presença
 desses novos recursos. Porém, essa presença por si só, não garante essa nova
 escola, essa nova educação. (PRETTO, 1996, p.112)
        

A educação mediatizada pelas tecnologias da informação e comunicação pode trazer melhorias e transformações para a educação em geral, por outro ela tem gerado novos problemas e desafios para os educadores, requerendo, ainda, muita reflexão.        
 Portanto, para evitarmos a vã posição apocalíptica e a ingenuidade integrada é necessário aprofundar as reflexões sobre o uso dos meios tecnológicos na educação, esquivando-nos das euforias diante do fascínio e do discurso apologético da técnica; pois esses acabam por distorcer o real significado e os fins educativos a que se propõem projetos dessa natureza (Braga, 1999).
Por isso, percebe-se então que as tecnologias de informação tem muito a contribuir com a educação, desde seus meios fisicos até os meios virtuais como redes sociais e sites educacionais em internet.
O próximo texto será sobre a contribuição das redes sociais para a educação, aguardem!!


 

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